“Atualmente, a única certeza que temos em relação ao autismo é que o diagnóstico precoce e a intervenção especializada são a chave para o melhor prognóstico. Por isso, aos 3 anos o diagnóstico torna-se obrigatório, para não permitirmos que o autismo avance e atrapalhe o desenvolvimento da criança!!”
Sintomas frequentes:
• Possuem dificuldade em aceitar ou se aderir às brincadeiras das outras crianças, com tendência a brincar sozinho e à sua maneira;
• A maneira de brincar é repetitiva, pois ocorre ausência do jogo simbólico e imaginário, com repertório de brincadeiras restritas, sendo os brinquedos mais atrativos, os que produz em sonoridades, movimento, luzes ou sensações , tais como: brinquedos de causa e efeito (giram, piscam luzes, tocam musiquinhas, pular, correr, escorregar, se esconder objetos que possam enfileirar ou empilhar celulares , tablet, TV
• Comum aparecer fixações com algum objeto ou brinquedo: bola, carrinho, personagem, legos,..
• A fala, se estiver presente, se apresenta com pouca espontaneidade, num formato de repetição, com pouca funcionalidade para desenvolver diálogos ;
• Caso a fala ainda não tenha se desenvolvido, tendem a se comunicar através da ação de puxar a mão do adulto para o que deseja.
• Capacidade de compreensão encontra-se limitada;
• Possuem falta de noção de situações perigosas, tais como: ir com estranhos, atravessar rua, ..ou possuem medos infundados e exagerados ;
• Maneirismo motores podem estar presentes: andar na ponta dos pés, balanceios, abanar das mãos, rodopios,..
• Podem mostrar relativa capacidade para manuseio de atividades viso-motoras como quebra cabeças e encaixes;
• Comportamento alterado (birras ou agressividade) podem estar presentes nos momentos de contrariedade
• Podem aparecer preferências exageradas por água, luzes, movimentos e em contra partida ocorrem aversão à sensação de cortar a unha, cabelos, texturas nas mãos/pés, alimentos ou outro estímulo de natureza sensorial.